Diversos

Discriminação | Sotaque Nordestino

Eu pensei muito antes de gravar esse vídeo, já que não costumo abordar temas como esse por aqui.
Na verdade, eu já queria ter feito um post sobre esse assunto há muito tempo, só que sempre ficava adiando.
Finalmente, tomei coragem e falei sobre algo sério e bem desagradável, que (ainda!) acontece de vez em quando comigo: Discriminação com o meu Sotaque Nordestino

Eu sou totalmente contra qualquer tipo de discriminação, preconceito e falta de respeito com o próximo. Não estou querendo bancar a “senhora correta”(estou longe de ser), mas, se tem algo que me tira do sério, é exatamente a mentalidade retrógrada de algumas pessoas, que saem por aí espalhando maldade para se sentirem “melhor” do que outras. Lamentável!

O que faz uma pessoa se sentir melhor do que outra apenas pelo seu jeito de falar?
Sinceramente, não consigo entender. Como falei no vídeo, ninguém tem obrigação de achar o sotaque de um nordestino bonito, mas, a obrigação de respeitar as diferenças todos deveriam ter. Infelizmente, não é essa a realidade, e foi exatamente por isso que decidi compartilhar a minha opinião sobre o assunto que já estava engasgado por muito tempo.

Me desculpem pelo momento que me emocionei durante o vídeo. Sempre que falo a palavra “saudade”, eu começo a chorar. Já faz quase 1 ano que estou sem ver a minha mãe, minha avó, minha família, meus amigos.. a distância e esse tempo todo estão me deixando cada vez mais sensível. Me perdoem, tentei me controlar, mas infelizmente não deu! :( Mas o importante é que consegui falar tudo que queria e espero que entendam o meu “desabafo”.

Dá o play pra conferir tudo!

Eu sei que muitas pessoas passam por vários tipos de preconceitos e discriminações todos os dias. Seja na cor da pele, no peso, na situação financeira, na opção sexual, no sotaque, etc. Eu espero que o meu vídeo seja visto por várias pessoas e que a minha mensagem toque o coração de todas elas.

Obrigada por tudo, gente! Por me aceitarem como eu sou: com minha voz gasguita, com sotaque carregado e toda agoniada! haha Vocês são as melhores! Digo e repito pra sempre: tenho as MELHORES leitoras do universo!

Obrigada por tudo, meu Deus.
:*

128 Comentários

  • deborah ricardo

    Oi Camilinha!!Adorei esse vídeo!!! No começo seu sotaque era bem forte,já que vc morava em João Pessoa, minha mãe é nordestina de Fortaleza, então não sei porque, talvez eu acostumei de tanto ver seus videos, mais acho que seu sotaque diminui bastante, por você está falando muito em inglês. Mais eu adoro o sotaque e para quem não sabe os nordestinos são as pessoas que mais empregam a gramática corretamente. Beijos Adorooo seus vídeos!!!!

    http://www.nerdevaidosa.com

    • Camilla Cabral

      Oi Deborah. Você acreditar que escuto muita gente falando que estou perdendo o sotaque? Nossa, eu fico passada! haha
      Deve ser a falta de ouvir o povo falando diariamente mesmo…

      Beijo! Obrigada pelo carinho!

  • Danielle Araújo

    Cara Camila, tô contigo! ODEIO PRECONCEITO!
    Pessoas preconceituosas deveriam ser eliminadas da face da terra!
    Que se explodam, afinal…moramos onde eles vem passar férias!!!!

  • NATHÁLIA RAFAELA

    Oi Mila . Eu também sou NORDESTINA e tenho muito ORGULHO disso . Não sei o que (algumas pessoas)tem tanto preconceito com O NORDESTE . Nós somos todos iguais ! Quando morremos vamos para o mesmo lugar . Uma vez vi um comentário no facebook de uma menina que ela escreveu: não sabia que no NORDESTE tinha luz , pensava os nordstinos da cabeça chata usavam LAMPIÃO . Eu acho horrível gente que quer ser melhor que os outros , e diminue as pessoas para aparecer… SOU DE RECIFE-PE ♥
    Beijo . Muito bom falar sobre isso ! Te amo ♥

    • Camilla Cabral

      Também não entendo esse preconceito. Fico triste, mas bola pra frente ne!?
      Ah.. pois é, já vi comentários desse tipo mesmo.. que pensam que lá só tem coisas ruins e não tem nada desenvolvido. É aí que o povo se engana.. e muito!! Todos somos iguais e no final dessa vida vai todo mundo pro mesmo lugar.

      Obrigada pelo apoio e comentário.
      Beijos

  • Andrea

    Concordo com você e assino em baixo, e pra um babaca desse que falou isso, um dos blogs mais influentes de moda no MUNDO é escrito por uma Nordestina que é o Garotas Estupidas. Continue com seu blog é um sucesso!

  • Miriam Rocha

    Oi Camila td bem ? Acompanho blogs há algum tempo, mas só agora cheguei ao seu. Estou vendo ele de trás para frente, mas hoje quando abri na primeira página não resisti e fui ver o vídeo. Eu sou super contra pessoas que fazem qualquer tipo de piada contra sotaque. Acho que isso se deve por conta do meu TCC da faculdade que falava muito sobre preconceito linguístico, mas também porque sou paulistana que morou em São Pulo só até os 4 anos de idade e moro no interiorrrr até agora. Além disso sou filha e neta de baianos…E frequentemente alguém fala do jeito que eu falo, ou por causa do meu R ou por causa do meu N (sotaque paulistano) ou por causa de algo que trago dos meus pais e da Bahia lugar que eu amo demais. E você tem razão, quando falamos em nordeste as pessoas só pensam em seca e fome, e não é assim. Amei seu vídeo, amo sua voz e seu sotaque e é por isso que acompanho). Um grande beijo

  • Larissa Costa

    Milla sou nordestina e amei o que você falou, moro pertinho de sua terra, moro aqui no RIO GRANDE DO NORTE e quero dizer que super concordo com você e que quando vier ao BRASIL fazer um encontrinho aqui no RN viu sua linda?? Beijoooos te amoo <3

  • Paula Dutra

    Milla, este video foi o mais perfeito de todos!!!! Sou carioca, mas não admito nenhum tipo de discriminação, acho de péssimo tom as pessoas que agem assim. Adoro seu sotaque, seu jeito e se carisma… Tenho um amigo que é de recife e hoje mora no Rio de Janeiro por questões de trabalho. Mas ele é uma pessoa incrível, com uma receptividade sem igual, nem mesmo um carioca tem, confesso. É de dar inveja a animação e garra que vocês nordestinos tem.
    Parabéns pela linda pessoa que se por fora e por dentro…

  • Karine Calado

    Gostei muito desse vídeo… Também sou nordestina, moro em Recife e tenho muito orgulho disso, já fui vítima de preconceito pelo meu sotaque e sei muito bem como é isso. São pessoas pequenas e pobres de espírito que se acham melhores simplesmente pela maneira que falam e não sei o porquê. Mas como vc mesmo falou temos que ignorar esse tipo de gente e seguir a nossa vida. Parabéns pelo tema abordado, sou sua fã, gosto muito dos seus vídeos! Beijão!

  • Denise Ueno

    Nossa Milla…..Ameiiiii este vídeo,pois eu sofro preconceito por ser negra e gordinha,mas eu não me deixo abater por isso.Me emocionei com você …aplausos pra você minha cheirosa.Não sou nordestina,mas amo esse povo batalhador,de garra,um povo bom de coração.Falo isso porque conheço e tenho amigos nordestinos e tenho família tbm com o pé no nordeste….Essas pessoas que falam mal,é porque não conhecem.não convivem e não sabe o quão acolhedor é o povo nordestino….Aaa se todos fossem como o nodestino,que trabalha sem preguiça,um povo esforçado que luta pelos seus direitos.Um povo que cuida de sua cultura…nordeste,lugar de praias maravilhosas,pessoas maravilhosas e se tem as secas tbm e um povo judiado,é culpa deste governo,que não se importa nenhum pouco com o nordeste…o sertãozão mesmo……pois o nordestino mesmo passando dificuldade,vai atras de se manter….manter a família…ORGULHOOOOO DESSE POVO DE FIBRA…..

    • Camilla Cabral

      Oi Denise. Certíssima você! Não é a cor da sua pele nem o seu peso que vai te fazer melhor ou pior que ninguém. Nós somos mais que isso! Muito mais que um simples sotaque, cor, religião ou qualquer outra coisa! Obrigada pelo carinho, viu!? Fico feliz em saber que gosta do meu povo! hehe

      Beijo enorme!

  • Cecilia Dantas

    Oi Camilla!
    É realmente complicado esse preconceito que nós Nordestinos enfrentamos. Mais que complicado…é TRISTE. Eu estou morando em SP ha 2 anos mas graças a Deus nunca sofri preconceito descarado não. O máximo foi zoarem com meu sotaque. As pessoas acham engraçado e as vezes eu faço questão de enfatiza-lo ainda mais só pra mostrar que não tenho vergonha e não é só pq estou morando em SP que vou perdê-lo.

    Coincidentemente, gravei e publiquei ontem uma TAG no meu canal que falo sobre a diferença das pessoas aqui de SP das do Ceará e da saudade que sinto da minha terra. Se você quiser assistir, agradeceria, pois podemos compartilhar desse mesmo sentimento: https://www.youtube.com/watch?v=bea0b5pHhNA

    Espero que seu vídeo toque realmente as pessoas mas espero que um dia esse tipo de atitude nossa, de defender o Nordeste, não seja mais tão necessária e sejamos respeitados como qualquer outro brasileiro que batalha dia-a-dia para ter seu lugar ao sol.

    Desculpa se escrevi de mais, tá? É que senti necessidade de expor meu sentimento.

    Um beijo ENOOOORME pra você!
    Cecilia Dantas
    http://www.sampafeelings.com.br

    • Camilla Cabral

      Oi Cecília. Pois é, o meu marido já morou em SP e disse a mesma coisa que você: a galera acha engraçado o modo de falar e fica tirando onda o tempo todo.. mas ele disse que nunca sofreu nada sério, tipo discriminação mesmo.

      Com certeza irei assistir ao vídeo que você linkou aqui.

      Beijo mais enorme ainda pra vc! rs

  • Denise Ueno

    Nossa Milla…..Ameiiiii este vídeo…aplausos pra você minha cheirosa.Não sou nordestina,mas amo esse povo batalhador,de garra,um povo bom de coração.Falo isso porque conheço e tenho amigos nordestinos e tenho família tbm com o pé no nordeste….Essas pessoas que falam mal,é porque não conhecem.não convivem e não sabe o quão acolhedor é o povo nordestino….Aaa se todos fossem como o nodestino,que trabalha sem preguiça,um povo esforçado que luta pelos seus direitos.Um povo que cuida de sua cultura…nordeste,lugar de praias maravilhosas,pessoas maravilhosas e se tem as secas tbm e um povo judiado,é culpa deste governo,que não se importa nenhum pouco com o nordeste…o sertãozão mesmo……pois o nordestino mesmo passando dificuldade,vai atras de se manter….manter a família…ORGULHOOOOO DESSE POVO DE FIBRA…..

  • Eduarda

    A mila, só imagino o que tu já teve que ouvir nessa tua trajetória linda. Eu sou gaúcha e tbm já li comentários desagradáveis à respeito do meu sotaque. Mas quer saber? A gente é tão maior do que isso que não dá nem para considerar. Olha onde tu ta, né? conquistou teu espaço, teu público, leitores fiéis que te adoram pelo que tu é. E é isso que importa! Um beijo do tamanho do Rio Grande! ♥

  • Deborah Kufmer

    Eu compreendo sua frustração com esse tipo de pessoa. Meu esposo é Pernambucano (eu adooooro o sotaque dele) e ele também sente a mesma coisa que você. Eu sou do interior do Paraná e moro em Minas… Aqui várias pessoas já me encheram o saco por eu falar PORRRRTA, PORRRRTÃO. Também não gosto… É difícil agradar o homem. Mas eu não me importo e tenho orgulho do meu sotaque, embora ache lindo minha cunhada falando com o sotaque de Recife. Se orgulhe da sua origem, nós gostamos de você! Ah, pense na quantidade de inscritas que você ganhou só por ter esse sotaque? Tenho certeza disso! Gosto muitooo de você! Beijos!

  • Isabela

    Camila,PARABÉNS pelo vídeo.
    Sou nordestina e amo esse lugar lindo tbm.
    Amo ver ser vídeos inclusive pelo sotaque que é muito bonito.
    Que Deus abençoe cada dia mais tua vida e da tua família, tu merece todo carinho do mundo.
    Xero

  • Sara Salvati

    Oh Meu Deus! muié do céu rs,eu que sempre rio com vc,me emociono quando vc fala essas coisas,quando vc chora.Sempre achei e sempre vou achar seu sotaque mais lindo do mundo sério.
    Uma coisa mt engraçada é que sem querer se eu ouvir a pessoa por muito tempo se eu conviver com ela,eu começo agir como ela.E todo dia eu entro no seu canal quando não tem vídeo novo eu assisto os antigos e enfim,moro no Rio tenho 14 anos e já to falando igual você! e olhe,foi sem querer mas acho tão liindo,tão lindo que agora nem ligo quando falo,na verdade nunca liguei e também sofro esse preconceito porque eu não falo como carioca eu puxo muito o “s e to falando com seu sotaque maravilhoso muié! gente que sotaque lindo to apaixonada,sério quero muito te conhecer.e concordo as pessoas são ridículas e não sabem oque estão perdendo em não amar esse povo lindo nordestino,principalmente tua família né? aqueles amoreeeees! e olhe muita calma porque você já ta voltando!!já já vai ver eles!! um beijoo minha viciada nordestina linda de morrer! TE LOVE FOREVER MUITO PARA SEMPRE!

  • Mariana Mendonça

    Adorei esse video, sou nordestina e PARAIBANA com o maior orgulho adoro aqui. E quando você voltar para Paraiba vai fazer encontrinho? Quando você volta? Beijão, adoro seus videos

  • Melissa

    Os vários sotaques brasileiros são lindos e demonstram a diversidade do nosso país! Sou de São Paulo, mas o sotaque nordestino me encanta demais… Posso ouvir horas e horas você e RÓdrigo nos vídeos… E para os invejosos, beijinho no ombro! Hahahaha! <3

  • Rosana

    Oi Milla, parabéns pelo vídeo. Sou curitibana e morei por um ano em Fortaleza, no início foi um grande choque pra mim a diferença na forma de falar, sofri um pouco de preconceito também, mas sempre procurei fazer com que isso não me afetasse, não tenho esse preconceito (quando tu sente na pele e sabe o quanto é ruim, jamais vai desejar isso pros outros),adoro teu jeito de falar, principalmente a alegria que tu nos passa em cada vídeo.
    Obrigada e parabéns por esse trabalho incrível que tu faz.

  • Lorena Vaz

    Então Milla o problema é o ser humano e não só o preconceito do Sul e Sudeste com o Nordeste. Quando ia me mudar do Ceará para Pernambuco há um ano atrás meu primos(nordestinos e cearenses) ficavam me zoando falando que eu iria falar puxado e “desaprender” a falar “certo”. O que falar certo? Sempre quis fazer um vídeo sobre esse assunto no meu canal, mas NUNCA tive coragem. Já percebi que blogueiras iniciantes do Sul e Sudeste crescem mais rápido que do Norte e Nordeste, por causa desse bendito preconceito
    http://www.youtube.com/user/lorypvaz

  • Carolina silva

    oi camila, assisto os seus videos à muito tempo. Já passei por discriminação por causa das minhas roupas e por meu sotaque também. Sou de portugal :) Tenho muito orgulho em você. beijos

  • Elza Maria Vasconcelos

    adorei o seu depoimento, sou nordestina sou de Petrolina Pe , tenho 50 anos e adoro vc e o Rodrigo,me emocionei com vc agora e sofro de preconceito pq sou gordinha e ter 50 anos tambem e sigo em frente, tenho dificuldades em arrumar emprego ,mais como falei sigo sempre em frente. adoro vc e o nosso sotaque é lindo, tenho orgulho de de ter pessoas como vc para nos representar te adoro viu??

  • Isa

    Camila linda!!!Me emocionei em ver vc chorando…poxa que gente sem noção e maldosa…neh…
    Gostaria muito de dizer que adoro o seu trabalho…eu assisti a todos os seus vídeos no vício de férias e meu filho de 5 anos amou a sua visita no aquário e nos divertimos muito assistindo vcs dois….vcs são um casal muito gente boa…sintonia total…
    Vc está certíssima em ignorar esse povo maldoso e usa o anonimato para ofender as pessoas.Nem dá bola…
    O que importa é que vc agrada a gente com essa sua simpatia , bom humor e sotaque maravis….vc é única do jeitinho que vc eh!!!Tem carisma e diferencial e é super desinibida em frente as cameras!!!Perfil de reporter!!!Vc podia fazer jornalismo já pessoa!
    E outra eu adoro João Pessoa cidade maravilhosa!!!E aquela praia coqueirinho é tudo bom!!!!
    Te desejo tudo de bom te adoro….e continue nos alegrando com seu jeito único de ser!!!

  • Suzana

    XIRRAA!! Linda, linda, linda como sempre. Paraíba sim, sinhô!
    Você encanta e é merecedora de todo sucesso!

    É muito chato essa questão do preconceito em qualquer forma, de qualquer espécie, mas infelizmente o sucesso incomoda e você o tem! Incomoda ao ponto de pessoas pequenas de espírito terem a pretensão de diminuir as outras por uma das coisas mais lindas que Deus deu a cada um de nós: a DIFERENÇA!

    Enquanto não for entendido que somos TODOS diferentes, e que por mais que estejamos categorizados seja pela religião, orientação sexual, etnia, regiões do país de onde nascemos, somos e sempre seremos detentores da dignidade de ser humano, ponto que nos une.
    Mas infelizmente a humanidade caminha a “passos de formiga”, e por mais que fiquemos insatisfeitos com tal situação a mudança de pensamento é devagar, constrói-se lentamente!

    Maaas, adoro o que você se propõe a fazer, seja por vídeos de conscientização, ‘belezísticos”, de turismo… e vai!

    Um beijão de uma pessoa que fica na plateia torcendo por você!

  • Suzana Silveira

    XIRRAA!! Linda, linda, linda como sempre. Paraíba sim, sinhô!
    Você encanta e é merecedora de todo sucesso!

    É muito chato essa questão do preconceito em qualquer forma, de qualquer espécie, mas infelizmente o sucesso incomoda e você o tem! Incomoda ao ponto de pessoas pequenas de espírito terem a pretensão de diminuir as outras por uma das coisas mais lindas que Deus deu a cada um de nós: a DIFERENÇA!

    Enquanto não for entendido que somos TODOS diferentes, e que por mais que estejamos categorizados seja pela religião, orientação sexual, etnia, regiões do país de onde nascemos, somos e sempre seremos detentores da dignidade de ser humano, ponto que nos une.
    Mas infelizmente a humanidade caminha a “passos de formiga”, e por mais que fiquemos insatisfeitos com tal situação a mudança de pensamento é devagar, constrói-se lentamente!

    Maaas, adoro o que você se propõe a fazer, seja por vídeos de conscientização, ‘belezísticos”, de turismo… e vai!

    Um beijão de uma pessoa que fica na plateia torcendo por você

  • Sabrina

    Eu tenho orgulho de ser um ser humano que nasceu no Nordeste – Ceará. Eu quero saber se as pessoas que têm preconceito pelo nordeste odeiam NY por ser no nordeste dos Estados Unidos, ou mesmo se elas odeiam a região nordeste do estado delas. Gente nordeste é só uma região demográfica, é só uma forma de referência de lugar que criaram pra localizar pontos no mapa e não diz respeito a caráter, sotaques… Esses sim são algumas vezes engraçados, mas engraçados de forma leve porque é diferente daquilo que estamos acostumados. Quem tem preconceito contra os nordestinos precisa tomar MUITO cuidado, porque pra provar que é contra esse povo pode ser obrigado a ficar em casa sem poder ter contato com o mundo, o povo do nordeste tá espalhado pelo mundo todo.

  • Luciana Aragão

    Palmas! palmas! palmas!
    Camila vc me deixou super contente com este vídeo. Sou blogueira da bahia e já tentei por 2 vezes desistir de blogar por conta dessa discriminação em comentários…super maldosos… eu juro que não entendo,mas graças a deus sempre tem quem ache nosso sotaque lindo! rsrsrs

    bjo

  • aline santos

    meu deus camila chorei muito com seu video .tudo que vc falou e a mais pura verdade sou nordestina e pessoense e amo o nordeste bjo continue assim linda e simpatica como vc é.

  • Denise Ueno

    Milla,minha mãe é Cearense,descendente de índio e tem um gênio forte e sou igualzinha a ela….meu pai é decendente de italiano e mineiro…Olha a mistureba que eu sou…nasci em santos,mas tenho o sangue forte de todo esse povo e amooo…..Eu não me deixo mesmo me abalar mesmo….e eu amooooooo teu sotaque lindo.Quem me dera ter esse sotaque pois como santista,não vejo sotaque nenhum…acho que a única coisa que me identifica como santista,é a palavra TU …tipo,onde tu vai?onde tu foi?tu é daqui?…é tu pra tudo…kkkkkkk..beijo Milla…..a propósito,cria um vídeo onde você nos mostra alguns sotaques e palavras que o povo nordestino fala…,por favorrr…seria um vídeo muitíssimo interessante…FAÇA e eu irei amarrrr assistir e assistir e assistir….beijokas

  • Amanda Moinhos

    AMEI!!!! SOU DE SALVADOR E TBM TENHO MUITOO ORGULHO DE SER NORDESTINA. ESSE POVO QUE FALA ESSES ABSURDOS DEVE MESMO SER IGNORADO!!!! SE PUDESSE CURTIA ESSE VÍDEO 100000X. ACHO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO O FIM DOS TEMPOS!!! BJINHOOS CAMILINHA, RODRIGO E CANDY!!!

  • Ilda Gomes

    Gostei Camilla. Preconceito não está com nada. Sofro também com brincadeirinhas do meu R caipira aqui em Manaus. Mas eu adoro meu sotaque e não quero perder nunca. Bjos

  • FLÁVIA

    Camilaa, sou sua fã de muuuito tempo! Nunca dei as “caras”, mas te acompanho sempre. Eu também sou de João Pessoa – PB. o/

    Gostaria de dizer algumas coisas para complementar seu vídeo. O que direi esta embasado nas teorias linguísticas atuais. (Faço mestrado em Linguística, ok?

    Lá vai…

    DIZER QUE ALGUÉM FALA ERRADO/FEIO

    Alguns defendem que falar bonito esta ligado a um determinado sotaque ou a utilização das regras gramaticais. Essa forma de enxergar a língua e seus dialetos transforma o leitor/ouvinte em juiz das palavras. Ele passa a julgar aquilo que lê/ouve ao comparar com a norma culta padrão ou com algum sotaque.

    Diferentemente de como afirma o senso comum, não existe “erro” quando se fala em língua. O que existe são variações e mudanças que vão ocorrendo no decorrer de utilização da mesma.

    Se considerarmos um determinado padrão como o certo, estaremos “engessando” a língua tornando-a rígida e ao mesmo tempo obrigando as pessoas a se enquadrarem na forma “certa” por ser considerada a “melhor” e “que é utilizada por pessoas cultas e nobres”.

    Além disso, o “erro linguístico” carrega em si traços de preconceito que lança sobre o falante o ponto de vista de que alguém fala errado porque pertence a uma classe social baixa, que é analfabeto ou que tem uma cor de pele escura. Essa forma de ver a língua tira-a do plano linguístico e a leva para o plano sociológico, onde a norma culta possui um grande prestígio social.

    O que pode ser questionado é se a variável utilizada no momento da interação é adequada a situação em que ocorre a comunicação.

    Sendo assim, julgar o falante como “sem prestígio social” por não falar de acordo com a “variedade dos privilegiados” é desconhecer e desconsiderar a diversidade linguística existente em todo território brasileiro e a vivacidade da língua portuguesa, já que, aqueles que se comunicam nas mais variadas comunidades linguísticas, independentemente da região ou do fator social, se compreendem mutuamente ao utilizarem suas próprias normas.

    Beijos, Flávia

  • Sylvia Louise

    Caramba como existem pessoas hipócritas neste mundo!!!!
    Ao contrario desse povo, o que me “atraiu” para o seu canal/blog foi exatamente o seu jeito de ser e falar. Não uso maquiagem, a proposito não gosto, mas eu simplesmente não deixo de ver nenhum vídeo, pois você é uma pessoa adorável, o mesmo digo do Rodrigo!!!
    Adorei cada palavra dita neste vídeo e que as pessoas percebam a besteira que disseram ao menosprezarem o seu sotaque!!!
    Sucesso para você hoje e sempre….

  • Graça Rodrigues

    Only Jesus in the cause! Acredito que o NE seja lindo, sim, infelizmente ainda não tive po$$ibilidades de conhecer, mas, mais lindo ainda é o seu sotaque, o seu carisma e a diversidade que formou esse país! Adoro o seu blog, com ele pude conhecer um pouco mais da cidade onde vc mora hoje, que é outro sonho ainda não realizado. Releve esses comentários maldosos, Camila. E continue com muito sucesso!!!

  • Dani

    Vc ja era especial, agora entao merece mais respeito ainda. Me orgulho de ter conheciso vc pelo you tube, pois vc e muito inteligente , amavel, sincera e tem um carater admiravel. Acho lindo quando vc fala “sabonete”rs. Que Deus abencoe vc cada vez mais e te encha de sabedoria pra calar muita gente maldosa nesse mundo. Mil bjos te amo de montao. Sou capixaba e admiro vc…….<3

  • Cristiane Ribeiro

    Camila, sou do interior de SP (Caipirinha) rs e eu AMO o seu sotaque, não deixe essas pessoinhas com essa mentalidade tão pequena te afetar, eu estou no momento morando aqui em Madrid com meu marido que é Baiano (Salvador) viemos para cá para ele fazer o doutorado, e digo mais, aqui só conheço nordestinos que no qual estão pelo mesmo motivo, estudando!!!
    Amo o nordeste e amo eles tb…tem uma energia muito boa sempre quero por perto.
    Quero aproveitar para deixar o meu blog para você dar uma olhadinha, https://deixamequeteconte.blogspot.com .
    Um beijo Camila. 

  • paula

    Oi Camila, adorei seu vídeo e acho seu sotaque muito legal. Sou de São Luis-MA, já morei em outras cidades, mas moro em São Paulo há muitos anos, mas nunca perdi meu sotaque, ao contrário, faço questão de falar com sotaque nordestino, aqui em casa que tem paulista e carioca (fihos e maridos) eles também acabam falando com um pouquinho do meu sotaque, por total influência minha e eu acho um barato. Claro que tb já sofri preconceito, mas aí é que me dá mais vontade de falar do meu jeito e as pessoas acabam com a palhaçada de ficar criticando.

  • Juliana

    Eu sou Paraibana, moro em recife. Meu pai também é Paraibano e mora em Recife e minha mãe é de Barbalha/Ceará e mora em Recife.
    Sempre acompanho você, bjss. Amei o vídeo!

  • Tuhane Espíndola

    Oi minha linda,
    me emocionei com você do início ao fim do vídeo,
    é triste saber que isso acontece em pleno século XXI.

    Sou de Floripa/SC uma “manézinha da ilha”,
    o povo daqui fala rápido demais e na maioria das vezes na segunda pessoa do singular ahaiuhaiua
    sabe, to nem aí, tenho MUITO orgulho de ser daqui e falar assim!
    E em relação as pessoas, só sinto pena.
    São pessoas pobres de espírito, se acham no direito de julgar e se achar superior aos outros… LAMENTÁVEL!!

    Sabes que és minha blogueira preferida, já disse mil vezes né
    nunca liguei pro teu sotaque, acho fofo, isso sim!! ahaha
    Ah, se Deus quiser um dia vou ir conhecer o nordeste =)

    Graças a Deus o preconceito/discriminação das pessoas, não impedem o sucesso de pessoas nordestinas como você e fafella!
    ORGULHO!!!

    Beijossssssssss

  • Elaine

    Sou de Brasília, um dos lugares mais diversificados do Brasil! E posso garantir que a cultura que adquirimos com a convivencia de tantas pessoas so vem a contribuir para o entendimento que somando somos msis fortes!

  • Ju Costa

    Parabéns pelo vídeo! Muito bom para abrir a mente de muita gente por aí… Ou pelo menos tentar né?
    Eu sou APAIXONADA por sotaques! Admiro todos e acho que cada um tem a sua beleza. Que coisa mais chata se todo mundo falasse igual não é mesmo?
    Quanto a essas pessoas que se acham superiores, com certeza é falta de amor no coração. Só acho.
    Beijo Grande!

    Ju Costa
    Blog Ju Frufru
    jufrufru.wordpress.com

  • Cássia

    Camila, continue não dando bola pra esses preconceituosos de plantão! Ninguém nunca vai estar bom o suficiente para os outros, mas o importante é a gente estar feliz consigo mesmo! É claro que respeito é bom e todo mundo gosta, mas infelizmente tem muita gente ignorante e idiota! Porém fique sabendo que teu sotaque é lindo (eu amo) e é um charme!! Sem dizer que eu acho engraçado algumas palavras que tu usa, sabe? Adoro! Beijão <3

  • Ana Beatriz

    Camila eu não me importo se voce tem sotaque ou não. O seu sotaque é referência. Sua personalidade e mentalidade te fazem unica e eu acho que isso é ridículo perante a Deus todos nós somos iguais .
    Eu amo vc e e seu sotaque
    BJS

  • Ana Beatriz

    Camila eu não me importo se você tem sotaque ou não. Não é um sotaque que vai fazer você ser inferior a ninguem, somos todos iguais perante a Deus e é isso que importa.
    Bjs

  • Niâni Medeiros

    Oi Camilla… Também me orgulho muito de ser paraibana, nordestina. Nossa região é linda e rica. Rica de calor humano, de gente batalhadora. Amo meu sotaque carregado, arrastado.
    “Eu sou da Paraíba, aqui é o meu lugar/ a cara desse povo tem a minha cara/ encanto de beleza que me faz sonhar/ lugar tão lindo assim pra mim é jóia rara/ que bom estar no ponto mais oriental/ astrologicamente ser um ariano/ rimar como um Augusto tão angelical/ EU SOU MUITO FELIZ, EU SOU PARAIBANO.”
    Continue encantando e orgulhando a nossa Paraíba. Beijo.

  • Niedja Silvério

    Camila, há muito preconceito mesmo. Infelizmente!
    Acredite se quiser, muitas pessoas no sul do país pensam que os nordestinos são culpados pela miséria no Brasil. Há quem ainda pense em separar o nordeste do Brasil, descartá-lo.

    Mas… felizmente estas pessoas são uma minoria insignificante. Certamente não conhecem o nordeste e seu povo hospitaleiro e tem uma visão deturpada da realidade.

    Ou então é medo mesmo, pq aqui pra nós, oh povo arretado! Nós vamos dominar o mundo!

    Somos os melhores em tudo que fazemos. Somos o povo que mais papa vaga em concurso público e nos destacamos onde quer que estejamos, pq somos um povo guerreiro!

    Valeu pelo vídeo! Bjs.

  • Renatiele

    Compartilho da mesma opinião da Camila. Sou pernambucana, não tenho sotaqui forte, mais sempre tive orgulho de ser Pernambucana. As pessoas jugavam minha inteligência pelo simples fato de saberem de onde vim.Era terrível, sofri muito logo que cheguei em SP, mais superei mostrei a eles quem sou, que não podem me jugar assim, só por ser Pernambucana, uma terra linda, acolhedora, que distribui alegrias, simplicidades, carinho e sorriso para quem a visita, sei que o mesmo acontece em todas as cidades do Nordeste. Camila parabéns pelo orgulho que vc sempre demonstrou, pela sua simplicidade, por não se deixar levar por comentários e preconceitos maldosos.Aproveitando a oportunidade(rsrs) adoro os seus vídeos e também tenho um canal, tá bem no início mais te convido a conhecer. Beijos linda adoro seu canal.

  • Gabriella Grecco

    Camilla o bom é que nem todos pensam dessa forma, o sotaque como vc mesma diz não faz ninguém melhor ou pior, gosto muito de vc ainda mais pelo seu sotaque que me diverte, vc é verdadeira e nós percebemos isso. Continue assim espontânea, adoro vc e seus videos, esse tipo de gente que discrimina nem vale a pena falar são minorias bjuuuuss

  • gabi martins

    miila, ao contrario de muuita gente eu AMO esses sotaques do muundo kkk acho liiiindo seu sotaque,gostaria de ter esse sotaque mas aqui em SP é dificil né kkk gostamos de você do jeitinho que Deus te fez rsrsrsr beijos te adoro

  • Maythe Dantas

    Camila minha linda concordo com tudo que você disse, minha mãe e meu pai é paraibano e já sofreram muito aqui em SP com essa discriminação ridícula, teve uma época que tinha pessoas que até matavam os nordestinos que horror são pessoas normais como qualquer um e admiro demais o nordeste por mais que eu nunca tenha ido o meu maior sonho é ir conhecer, mila te admiro por quem você é uma ótima pessoa de um coração tão grande e verdadeiro que só merece amor carinho e reconhecimento, dei uma sumida do blog e parei um pouco de comentar mais sempre assisto seus vídeos te amo e te admiro demais nunca se esqueça disso ♥♥

  • Vanessa Nucci

    Oi Camila, te acompanho já faz 1 ano, gosto muito do seu jeito e da sua espontaniedade , continue assim. Não ligue para o que os outros dizem, siga sempre em frente! Continue essa pessoa maravilhosa e querida!! Bjos

  • Clara Ignachewski

    Oi Milla, antes eu não gostava do jeito que você falava (sou do sul, de Curitiba) e achava estranho. Mas com o tempo me acostumei, nunca comentei nada sobre, até porque é algo muito banal. Te acompanho a um tempinho já, e acho super legal seu sotaque, me deixa mais feliz… Milla, você realmente alegra meus dias, obrigada ! Tenho muito carinho por você :* Beijos…

    (Meu Blog : http://www.omundodeclara.com)

  • Leandro José Cabral

    Um absurdo este tipo de preconceito, alias, de qualquer tipo, é um absurdo!!! eu postei seu vídeo no meu face, porque também sofro de preconceito e é horrível, mas estas pessoas, não merecem nossa atenção, a melhor coisa a se fazer é ignorar este tipo de gente preconceituosa!!!
    PS: Amo seu sotaque sua fofa <3

  • Marcella

    Camila, sempre vejo seus vídeos, mas nunca comento. Hoje, me senti realmente comovida com tudo o que você falou. Como você bem disse, é impressionante a idéia que algumas pessoas ainda tem no século XIX. Acho dificil existir um povo mais acolhedor, guerreiro e que ama sua turra como os nordestinos. Sou natalense, tenho muito orgulho da minha terra, do nosso Brasil, mas tambem tenho muita pena de quem nunca estudou história, não sabe o que é cordel, folclore, são joão, frevo, forró e tudo de mais lindo que a diversidade cultural do Brasil tem pra oferecer.

    Que Deus te abençoe e que você continue sendo essa pessoa especial, que se aproxima tanto da gente, toca nossos corações, faz com que a gente se sinta tão perto de você. Sorte e cada vez mais sucesso pra você. Ah, acho Rodrigo o máximo. Rio horrores com vocês! Felicidade e muito mais sucesso sempre.

    Beijos.
    Marcella (@marcellaffernandes)

  • Helena

    Olá Milla! Sou Helena, tenho 14 anos e sou carioca. Acompanho seus vídeos a bastante tempo, mas esse principalmente me chamou atenção.
    Quem me conhece sabe, eu AMO o sotaque nordestino. Acho um dos sotaques mais bonitos que tem, particularmente. Parece que o sotaque nordestino faz a pessoa mais animada, eu não sei. Mas eu poderia ficar ouvindo um nordestino falar por muito tempo que não ia me cansar! Haha.
    Eu já fui para o nordeste 3 vezes (Ceará, Bahia e Pernambuco) e me encantei em todas as viagens. Não só pelo sotaque, mas pela beleza dos lugares e a alegria do povo. Pretendo visitar todos os estados do Nordeste um dia, pois foi tudo muito agradável em todas as vezes que estive presente.
    Queria te falar também, que você não pode ficar ligando para essas pessoas ignorantes. Mal elas sabem que o Nordeste é muito importante para o Brasil todo, e se não fossem por vocês não estaríamos aqui onde estamos. Você tem que saber que o seu sotaque é LINDO. Não estou falando isso só por falar, é verdade mesmo. Gosto muito do Nordeste.
    Das vezes que eu viajei, também brincaram com o meu sotaque. Diziam para mim: “Helena, fala PARABÉNXX”. Mas eu sabia que era brincadeira, e eu adoro essa diferença de sotaques, acho muito maneiro.
    É isso Camilla, continue com esse seu jeitinho de ser, adorável e que encanta a todos, Você é uma mulher muito forte e ficar longe da sua família não é fácil, mas pensa bem, daqui a pouco estará nesse calor do Brasil e com a animação nordestina. Mil beijos, e até a próxima!

  • Ana Suellen

    Como Cearense e Nordestino o meu aplauso, vc deu um tapa no preconceito e nos preconceituosos com luva de pelica. Admiro vc em dobro agora, vc além de linda tem uma alma belíssima!!!

  • Ana Rosa

    Mila…Arrasou alias você sempre arrasa rsrs!!!Conheci seu blog/canal no vicio de férias por indicação de uma amiga,seu canal e seu são maravilhosos você faz um ótimo trabalho!Acaba parecendo que estou conversando com uma amiga que conheço a muito tempo rsrs!!Bjs adoro você dê um abraço em Candy e Rodrigo.Ana Rosa.

  • Amannda Ferreira

    Oi Camila! Acompanho seu canal e seu blog há algum tempo, adoro seus vídeos, assisto todos, mas só hj tive vontade de comentar, ou melhor, venci a preguiça, rs. Não sou nordestina, sou de Goiânia mas sou apaixonada pelo Nordeste! Passava todas as minhas férias de Julho em Fortaleza, amo demais aquele lugar, pois me lembra o quanto fui feliz na minha infância! Já fui em João Pessoa 2 vezes, em 1995 quando era criança com minha família e em 2010 com a família do meu namorado pra ir num casamento. Sua cidade é linda, as praias, o povo muito bonito, educado, acolhedor, só tenho elogios pra fazer a sua terra. Acho que cada um deve respeitar o lugar de onde o próximo veio, independente de onde é, pois não acho que o Sul, Sudeste etc seja melhor que o restante do país. Como já falei, sou de Goiânia e tb sempre escuto umas piadas de mal gosto, falando que aqui só tem boi, fazenda, porteira, roça, e nossa, como as pessoas estão erradas! Mas enfim, devemos ignorar e seguir adiante! Quanto ao sotaque, cada região tem a sua e muito forte. O gaúcho tem o dele q e muitoooo específico, o carioca, o paulista, o goiano, o mineiro, o nordestino, somos um país continental, seria impossível querer que todos falássemos da mesma forma, não tem como, cabe a cada um respeitar as diferenças. Bom, falei demais, hahahhaha, um beijao Camila!

  • Priscilla Carlos

    e mais uma vez vc me faz chorar né dona Camilla?!
    como não te adorar, admirar e respeitar???
    IMPOSSÍVEL!!!
    me sinto + orgulhosa ainda qndo digo q sou Nordestina pq vc tbm eh!!!
    tbm AMO o nosso Nordeste e defendo sempre e aonde qr q eu vá!!!

    estou vivendo em Macaé no RJ e aqui tem gente de td qnto eh lugar… mas Nordestino eu não conheci nenhuma ainda… e todas as pessoas q eu estou convivendo são do Sul e Sudeste tbm… graças a Deus todos me respeitam e me tratam bem… mas eh engraçado mesmo isso de sotaque… eu continuo falando do meu jeito e solto coisas q eles me olham e dizem logo: “o q eh isso?!” hehehehehe… engraçado d+ qndo eu digo p/ minha diarista por ex: “ah, pode ‘rebolar’ isso ai q num presta + nao!” e ela: “o que???” kkkkkkkk… ai tenho q explicar: “pode jogar fora!!!” hehehe… e qndo solto o meu: “deixe de ser ‘choco’ fulano”, kkkkkk… ai num presta mesmo nao, hehehe

    mas enfim… amei o video, vc como sempre muito sincera, unica e pura emoção… chorei mesmo com vc, pq tbm estou vivendo de saudade longe da minha familia e me sinto como vc tbm… sua saudade dá p/ sentir daqui e eu fiquei 4 meses sem ver meus pais quase endoidei, fico sentida por vc d+… mas graças a Deus o tempo voa e daqui a pouco vcs estarão de voltar p/ esse Brasil maravilhoso e nosso Nordeste amado tbm!!!

    bjo minha linda q eu adoro!!!!
    se cuida e conte sempre comigo!!! =*****

  • Rafa

    Milla querida,

    concordo com tudo o q vc disse no vídeo!!! Tbm tenho sotaque, do interiorrrrrr (puxa bastante o r ai rs). E não ligo não! Aliás acho super interessante os sotoques do nosso Brasilzão.

    Um vídeo como esse só faz minha admiração por vc crescer. Pela sua atitude e o modo q vc encara as adversidades q aparecem!

    Um beijo grande :*
    Rafa

  • steh

    Minha mae é nordestina, de pernanbuco, ela fala Banana hehehe brincamos com ela as vezes. Já morei em recife por alguns anos. na verdade foi la que meus pais se conheceram. O nordeste é lindo mesmo, infelizmente ainda não conheço muito mas o q conheço adoro.

    Ninguem tem direito de se achar melhor que ninguém por nenhum motivo… gostei do vídeo é bom desabafar.. adoro seus vídeos. Beijos da gaúcha, que ja morou em recife, que mora no rio e atualmente ta em intercâmbio no eua ahahah, imagina o meu sotaque, uma bagunça!! =D

  • luh freitas

    oie, linda…
    não sou nordestina, nem puxa saco haha’ mais eu acho muito bunito e diferente o sutaque nordestino, beijoos amo seus videos …te adorooo e seu sutaque tambemm haha’

  • Amanda Kelly

    Oi Camilla!! amo seus videos,tambem sou nordestina.
    gostei desse video que eu tambem tenho sotaque nordestino e ja que vou começar a gravar videos eu sei que tambem vai ter essas pessoas que ficam falando do sotaque.
    nao ligue para essas pessoas ok?
    xauu bjsss

  • Laura

    Oi, guria! Concordo com tudo que tu disseste no vídeo! Que bom que tu não desististe por causa de comentários bestas! És LINDA, talentosa e tens uma espontaneidade na câmera muito cativante! Sou do sul e sabe de uma coisa? eu acho demais o teu sotaque! hahaha adoro ver os modos diferentes das pessoas falarem e se expressarem! Admiro essas pequenas diferentes! Seu jeito de falar é ótimo, eu acho muito bonitinho! Parabéns pelo trabalho e muito sucesso! :)

  • Patricia Dantas

    Oie, Milla…
    Infelizmente o ser humano é muito preconceituoso mesmo!!
    Ja sofri muito preconceito mesmo, pelo meu peso, por ser loira e tantas coisas!! aiai hoje já não ligo mais!!
    Não estou puxando saco não!! Mas sinceramente eu comecei a te seguir,a assistir seus videos por causa do seu sotaque, acho o máximo, é muito legal!Você é Engraçada, muito muito divertida e super talentosa!!Te desejo sempre o melhor!! Sucesso!! Beijos (Sou de Brasilia-Df centro oeste)

  • Franci Pacheco

    Eu não acredito que tem gente capaz de criticar até um sotaque, aaah, por favor né! AMO o teu sotaque, e queria MUITO falar igual a você, acho lindo demais!

  • Camila Paola

    Oi Mila, sempre fui grande fã sua, sou da Bahia e acho que a forma de falar de determinado lugar a coisa mais linda, pois você está mostrando suas origens. Aqui tem muito paulista e dizem que a forma de falar deles é feia e Mila isso sempre vai existir. O fato da pessoa não ser igual a você é encarada de formas diferentes. Me emocionei ao ver seu vídeo. Quando você poder vem pra Bahia! Beijos para vc e toda sua família.

  • Luciana Baroni

    Menina, o que importa é que vc é maravilhosa!!! Essas pessoas precisam aprender, que em vez de criticar um sotaque, deveriam estudar o português. Nossa língua é linda e quando bem falada, não importa o sotaque. Sou de São Paulo e amo ouvir você falando. Quando estou triste, a primeira coisa que faço, é vir no seu blog e assistir seus vídeos, depois de 2 ou 3, estou rindo feliz da vida. Sua alegria é contagiante e sua maneira de falar é linda!!!

  • Alessandra Sayuri

    Meu amor!! Eu amo o seu sotaque,eu acho que o que realmente existe é maldade , pessoas desocuparas, que tem tempo de sobra para atacarem pessoas de sucesso como você e muitas outras, eu fico passada com essas coisas , mais isso minha linda , é puro recalque ! Parabéns pelo seu lindo trabalho, e sucesso sempre!!!

  • Jessika

    Ai meu DEUS, sou Mineira e uma das coisas que mais me atraiu foi esse seu sotaque nordestino, seu jeito sincero de falar e identifico com esse seu jeitinho abafado de ser kkk.
    E confesso que adoro rir de vc falando algumas coisas, mas vc sabe né Caah? É uma risada saudável. Fico feliz em saber que não guarda essas coisas pra você, o desabafo foi boom.
    aaaaah e super educada como sempre! Linda

  • Joseane Matté

    Oi Camila, sou do sul e sou muuiitoo branca, e jah sofri preconceito por isso… toda vez q falo sobre isso e conto isso p alguem, as pessoas dao risada e naum querem acreditar, mas é pura verdade… morei 6 anos no Tocantins, onde a maioria da população é negra, é claro q tenho muito amigos de lá, mas sempre sofri preconceito, por conta da minha cor, por ser do sul e por falar leitE quentE.. rsrs… odeio preconceito, e creio q grande parte desse sentimento veio por já ter passado pela situação, pessoas q praticam o preconceito, são pessoas q nunca o sofreram, e na maior parte das vezes pessoas q nunca sofreram preconceitos são pessoas q nunca sairam de suas cidades, da sua cultura, do seu estado… vejo isso pelo meu namorado, nunca saiu do Paraná, e é preconceituoso, estou tentando educa-lo mas é complicado, uma pessoa q conviveu a vida inteira assim, temq sofrer um pouco p aprender… essa é a verdade, p mim!! um beijooo, vc é liindaa, e seu sotaque é demais… =D

  • Camila Cristina

    Camila, vc merece mil palmas por esse video, na minha opniao essas pessoas q falanm isso nao reparam q esta se rebaixando mais ainda…
    PF nao se abale com esses tipos de opniao, e lembresse do seu trabalho e das pessoas q te ama, tambem tenho um sotaque q todo mundo “zoa”, sou carioca, e acho meu sotaque lindo como o seu,,,
    BJS DA SUA CHARÁ…

  • Caroline Santos

    Mila.. Sou de Recife!!! Penso como você! Amo demais o Nordeste!! Acho que já passou da hora de acabar com esse preconceito sem fundamentos. Continue pensando assim e trilhando esse caminho de sucesso!! Grande beijo

  • Luma

    Falou tudo Camila, não troco meu nordeste por nada, por lugar nenhum nesse mundo, posso falar que moro no paraíso, tenho muito orgulho de ser nordestina e mais precisamente potiguar. Beijão

  • Lívia Costa

    Camilla, eu estou morando já faz um ano em Aracaju, mas sou carioca!
    Vou te dizer: eu amoooooo o sotaque nordestino, faço de tudo pra pegar, mas não consigo deixar de chiar! hauhauhau! Meu sonho é falar “nordestês” hihi!
    Agora vou te contar… já morei 3 anos em Rondônia e se você acha que tem gente que ignora a realidade do Nordeste (mesmo muita gente vindo visitar, sendo um dos maiores destinos de turismo do Brasil), imagina o que acham do Norte!! O povo acha que jacaré anda na rua… já disseram esse absurdo pra mim… Fui visitar o Amazonas e o Acre enquanto morei lá e nos comentários nas fotos no meu face eu lia: “Ih… o Acre existe mesmo!” “Olha… tem civilização!” E eu achando que só estrangeiro é que achava que o Brasil tem macaco pulando de galho em galho pelas ruas! :(
    É triste mesmo esse preconceito!! Eu nem era nativa e me sentia muito mal, pq já me sentia parte de lá, como agora me sinto nordestina! hihi!
    Um beijo e adorei o vídeo, viu?? Que bom q você abriu seu coração!!
    :*

  • Malu

    O que importa não é o sotaque, e isso em qualquer idioma, mas sim a habilidade de comunicação o que você tem e muito. Pessoas do país inteiro acompanham você isso é uma vitória imensa em um meio tão concorrido. Afinal de contas quem não tem sotaque?… O sotaque nos faz lembrar de onde viemos e isso é sempre motivo de orgulho. Não se deixe abater por comentários maldosos de pessoas que se acham superiores, na minha experiência aprendi que essas pessoas são quase sempre as que menos sabem e que mais tem a aprender com a vida.
    Beijos com sotaque paulista… :o)

  • Monique

    Oi Camila,
    adoro você, e não ligo pelo seu jeito de falar.Gosto de você pela sua pessoa e pela sua energia boa que transmite (:
    não ligue para coisas ruins, você é super talentosa e não merece energias ruins, estou contigo.

    te espero aqui no Rio Grande do Sul
    beijos ;*

  • kivia Melo

    Milla sou de Coruripe-Alagoas sofro preconceito por ser alagoana e NORDESTINA com muito orgulho, amo seu canal, bjos e muito sucesso.

  • Ivana santos

    Oi milla,
    Não sou nordestina, acho muito bonito seu sotaque, combina surper com você, pessoas que descriminam, são pessoas que não tem noção das coisa maldosas que fazem, muitas vezes são pessoas que não tem felicidade própria, a felicidade é de verem as pessoas chateadas… #sotaquenordestino#amomuito

  • silvia ferreira

    camila sou portuguesa e não consigo entender que ainda existam pessoas assim. aqui em portugal também existe esse tipo de comentários e descriminação e não consigo entender essas pessoas. essas pessoas são muito tristes com as vidas delas e só se sentem bem se tornarem as outras também tristes. é a primeira vez que te vejo no teu blog mas já vi que és linda por dentro e por fora. beijos de portugal. força e não ligues a comentários maldosos.

  • Déborah Lopes

    Oii Camila !

    Confesso que sempre visito o seu blog, mas não sou de deixar comentários. Adoro seus posts e seu trabalho. É realmente uma pena que hoje ainda temos que lidar com preconceitos. Sou de São Paulo e ADORO o seu sotaque ! Sempre que encontro meus amigos nordestinos eu tento falar como eles porque eu acho lindo! Estive há 6 meses na Alemanha e também sei como é difícil estar longe da família, mas pense que tudo isso é por uma boa causa e essa experiência no Canadá valerá muito a pena para você e seu marido.

    Desejo tudo de bom para sua familia!

  • Julia

    Sou de BH Minas e sinto é uma baita de uma inveja da sua terra, que lugar lindo é João Pessoa, praias lindas (me explica aquele por do sol ao som de música classica?), já fui la 3x e adoro, alias o Nordeste todo é riquissimo em cultura, gastronomia e principalmente de um povo carinhoso e alegre. As pessoas que não conseguem ver além do sotaque(ou qualquer outro rotulo inicial já citado) são as que se afundam em suas próprias ignorâncias .

  • Sandra Bazilio

    Camilla , sou Pernambucana, não tenho sotaque devido ter vindo muito cedo para São Paulo, (1 aninho ) , e como vc me orgulho de minhas origens, meu povo.
    Um povo sofrido, mas muito alegre, festeiro e agrádavel.
    Como vc disse não deixe esses comentários te magoar, é tipo de pessoa que não saber respeitar os outros e nem tão pouco amar….
    Um beijo minha linda TE ADOROOOOOOOOOOOOO

  • manoela

    Camila vc esta totalmente certa de não ligar para essas pessoas maldosas que falam isso de você. Do fundo do meu coração o que eu estou falando, você eh uma pessoa maravilhosa, uma pessoa boa, de bom coração, etc. Eu não te conheço pessoalmente (PS: adoraria) mas tenho certeza de que você eh gente boa!!! O morreria pra conseguir ter esse sotaque lindo que você tem, toadas as vezes que assisto seus vídeos fico admirando você e pensando “Como alguém tão inútil pode falar mal de uma pessoa tão maravilhosa como a Camila?” Não entendo também como essas pessoas se sentem superior a você sendo que quando eles fazem isso não percebem que você naquele momento eh superior a eles! UM ENORME BEIJO PRA VOCE SUA LINDA, DESEJO QUE VOCE CONTINUE SENDO ESSA PESSOA TAO MARAVILHOSA COMO VOCE É! SUA MÃE DEVE TER MUITO ORGULHO DE VOCÊ! SÓ VOU TE PEDIR UMA COISA, ME RESPONDE? TE AMO!

  • Suellen

    Oi Camila, não sou muito de comentar em blogs, apesar de acompanhar bastante o seu e de outras blogueiras. Eu não sou nordestina, mas minha mãe e meu marido são, ele também é de João Pessoa, e, sinceramente? Que terra abençoada! Todo o nordeste, com suas praias de água morna, areia branquinha e pessoal hospitaleiro. Já fui e irei muitas vezes ao nordeste, é meu destino preferido, conheci muitas cidades e sou apaixonada por João Pessoa, na verdade, eu e meu marido até pensamos em ir morar lá. Quem tem esse tipo de preconceito com o sotaque dos outros são pessoas de cabeça fraca, inteligência restrita, não é nem só o fato de se achar melhor que os outros, é por burrice mesmo e, infelizmente, tem muita gente assim no mundo. Aprecio, verdadeiramente, o seu desabafo e imagino como comentários maldosos podem machucar, parabéns pela sua nobreza de espírito!! Beijos!!

  • Thais

    Sou do Guarujá/SP e eu e meu marido estamos doidosss para se mudar para jp… fomos visitar e achamos maravilhosoooo..a cidade, o lazer, preços de imoveis. Até brinco com ele que de certa forma fico com medo do povo descobrir o quanto é bom e super popular a cidade hauhauhauhau… Nossa meta é nos mudarmos logo.

    Bjos…

  • Driele

    Oi Mila, tudo bem? Gostaria de primeiramente dizer quer eh a primeira vez que escrevo aki no seu canal e amuuuuuuuuuuuuuuuuuuu seus videos, tudo tudo tudo tudo que vc faz… Acho bem autentico e bacana!!! Sou de BH/ Minas Gerais e ate hj sofroooooo mto preconceito por causa do meu “uai”… Sou analista de Comercio exterior e mesmo com o pouco conhecimento que tenho (formaçao), nao quero perder as caracteristicas do meu Estado!!! Moro atualmente em Boston/USA, e trabalho com pessoas de diferentes estados e quando eu abro a boca eles falam: nossa, la vem a mineirinha!!! Eh mto PUNK isso. Detesto, mas relevo e ignoro, eh a Melhor coisa que eu faço! Eh a melhor coisa que VC faz!!!! Beijosssss Lindona, vc eh mto TOP!!!

  • edilene

    oi… primeira blog da minha vida que estou amando… concordo com vc, acho muito triste quando as pessoas não respeitam os outros… eu não sou do Ceara, sou do Pará mais pelo fato do meu pai ser cearense o meu sotaque é diferente… acho tão legal. bom fike com Deus beijuuss

  • Evelyne Araujo

    Camilla, vc é mesmo especial. Adorei vc ter abordado esse tema, me identifiquei muito pois nascí na Paraíba e como minha família se mudou pra Manaus eu e minhas irmãs crescemos ouvindo os comentários maldosos de outras pessoas, e não só com o sotaque mas com a comida, tipo de música e diferença de costumes. Crescí aprendendo a lidar com esses preconceitos na escola, no trabalho, etc. Tenho muito orgulho de ser Nordestina, hoje moro no Canadá e minha comida predileta continua sendo cuscuz de milho, hehehe. Beijos

  • Silvia

    Camilaaaa! Q lindo seu video! Moro no sudeste mas nunca tive preconceito com ninguém do nordeste, pelo contrário,sempre quis conhecer. Ano passado estive em Recife e amei,decidi passar o carnaval lá…e,sinceramente,me apaixonei de vez!! Fiquei na casa de pessoas MARAVILHOSAS, que me acolheram como se eu fosse da familia. Pra mim, nordestino é sinonimo de acolhedor. Nunca vi pessoas tão educadas em um lugar só. Aqui, vc esbarra numa pessoa e ela já vem com uma arma pra você. Sério, eu e meu namorado até pensamos em nos mudar pra lá,de tanto que nos apaixonamos!!!!

  • Denise Sousa

    Olá Camila,
    vi seu vídeo na página da GFlores e decidi vir aqui te parabenizar pela inciativa. Sou nordestina de Natal-RN e esse tipo de preconceito que você falou é mais comum do que se pensa.
    Pode ter certeza que me tornei sua leitora.
    Tudo de bom para você e não perca o sotaque não… faça uma forcinha para não esquecer. rsrs

  • Danielle

    Camila,
    Sou carioca e tbm tenho sotaque merrrrmo rsrs quando estive estudando em Vancouver, tive a oportunidade de conhecer Brasileiros de todas as partes do Brasil e AMO cada sotaque que é particular de cada um, mineiros,nordestinos, paulistas,sulistas cada um com sua graça e beleza e o mais engraçado é que falando em inglês ninguém tem sotaque! mas quando aperta o sap é o maior barato. Não ligue para essa gente pequena, gente podre de espírito que nada tem a oferecer, a gente que te ama e achamos seu sotaque um charmeeee!!
    PS: Nordeste é tudo de bom!!
    Bjos

  • Franci Lourenço

    Olá Camila!!! eu a parti de hj sou sua nova seguidora! amando vc! Deus te abençoe muito! vc e sua família! quanto mais tem gente maldosa, mais vc cresce e mais é conhecida! e essas pessoas venenosas de tanta maldade acabam nem crescendo na vida o olho grande a inveja não deixa essas pessoas subirem!!e como tem muita maldosa nesse Mundo! e essa pessoa que comentou isso nada a ver! é muito maldoso!se morder a língua morre envenenado…Credo… Fico indignada deveria guardar a maldade para ele né?!
    Vc me lembra muito a Claudia Leite! Linda! talentosa! pode ter certeza mais gente te ama e te admira! não liga para isso não (maldade)! Estarei sempre aqui :)
    Super beijo ♥

  • Lully

    Oi Camilla ! Já deixei de me importar com o julgamento dos outros há muito tempo ! Se você parar para pensar, todo mundo sofre algum tipo de preconceito e a forma como cada um reage a isso é o que diferencia o caráter de cada um. Essas pessoas que agridem os outros sem motivo são pessoas com muita baixo auto estima . O mais engraçado é que leio os seus posts com o seu “sotaque”, como se você estivesse falando ! Rs. Uma bjk !

  • Kari Souza

    Que lindo Mila, parabéns por essa iniciativa. Me emocionei junto com você. Eu também sou nordestina, mas de Salvador-ba e apesar de não ter um sotaque forte, pois minha mãe viveu uma boa parte da vida no sul, eu já sofri preconceito, não só pelo sotaque, mas também por ser nordestina. A mente pequena de muitas pessoas fazem elas pensarem que nordestino é burro, e que pode ser facilmente enganado. EU TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINA!

  • Yasmin Martins

    Oi Camila essa é primeira vez q entro no seu blog e estou adorando as matérias,super legais,adorei esse seu video acho que tava na hora de alguem fazer um video sobre esse tema de preconceito,acho que as pessoas deveriam se respeitar pois todos nós temos os mesmos orgãos e esqueletos dentro do nosso corpo e quando morremos vamos para o mesmo lugar, infelizmente ainda existe pessoas ignorantes…Eu nasci em são paulo e morei 17 anos la agora moro aqui no ceará numa cidade chamada Jaguaribe minha mãe é daqui e meu pai é de sp ,tenho um namorado que é da Paraiba no começo tinhamos nossas diferenças mais nunca por causa do nosso sotaque mais sim porq ele curte forró e eu rock e metal kk mas nosso amor é tão grande que isso ja ficou no passado hoje vou nos forrós com ele e ele vai em shows d rock comigo, Ah aqui em Jaguaribe no começo logo quando eu cheguei também tive preconceito por causa do meu sotaque paulista,tinha meninas que zombavam por tras de mim o jeito que eu falava com o meu namorado mas graças a Deus essa fase passou kk hoje estou aqui há um ano e seis meses e fiz amizades maravilhosas com pessoas especiais gosto muito de viver aqui e claro ja estou puxando o sotaque daqui o ceará é lindo demais e agora sp ficou só para passeio apesar que sinto muita falta do meu pai e dos meus amigos que deixei la e de outras cositas mas kkk… bom é isso amei de paixão seu blog e adorei esse video PARABÉNS um Beijão pra você.

  • Marcelly

    Milla você é linda exatamente do jeito que é! AMO seus vídeos, você é a minha blogueira favorita, seu futuro é brilhante, pq vc é uma ótima professional! parabens pelo video, pela sua carreira e por ser o que você é, tão autêntica! Beijos!

  • Juliana Rosa

    Milla! Amei o que tu falou no vídeo!! Sou do RS e tive a oportunidade maravilhosa de conhecer João Pessoa e outras cidades do nordeste e me encantei com esse povo educado, pra cima, alegre e batalhador!! Não tem tempo ruim para o nordestino e justamente por isso que pretendo ir embora para lá assim que me formar em julho deste ano!! Sucesso pra ti sua linda

  • Ana Flávia Alves

    Bom dia, eu não sou uma leitora sua mas sou leitora da beca brait e ela citou esse post no blog dela e claro o título me chamou atenção. Sou nordestina também (mas acho que isso não influencia minha opinião), e penso que essas opiniões preconceituosas não devem nos afetar, pois preconceito é fruto da ignorância, para não dizer burrice. Quem fala que nordestino é burro, passa fome vive na seca, é bruega e tantas outras asneiras é porque nunca foi ao nordeste; nunca leu Graciliano Ramos, Ariano Suassuna, Jorge Amado; nunca escutou Alceu Valença, Lenine, luiz Gonzaga, Djava; sem falar nos personagens históricos como frei caneca e outros.

  • Andrea

    Oi, Camila. Sou paraibana, sou jornalista e acredito que meu comentário pode ser útil pra você. O que nós jornalistas aprendemos ainda na universidade é a importância de neutralizar o nosso sotaque, mas isso não é porque somos nordestinos, os cariocas, os gaúchos, os paulistas recebem a mesma orientação. Explico porque: o sotaque é visto como “ruído”, algo que desvia a atenção do ouvinte/telespectador do foco, que no caso é a informação. O nosso sotaque é bem forte, assim como os dos demais, e suavizar esta entonação natural torna a nossa fala mais agradável aos ouvidos de quem nos assiste. Sei que você não é jornalista, mas resolvi compartilhar essa informação pois sei que busca fazer o seu trabalho com profissionalismo. Se você prestar atenção, a Camila Coutinho suaviza um pouco o seu sotaque pernambucano em seus vídeos e entrevistas. A Raquel Sheherazade, jornalista paraibana que trabalha no SBT explica isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=5Hs7wNVfKOs (Adiante p/ os 25min). Sei que o comentário ficou longo, mas a minha intenção foi contribuir, espero que tenha conseguido. Abraços!

  • Maudi de Lima Diniz

    Assisti esse vídeo hoje agosto de 2016,dois anos depois da publicação. Gostei muito. Sou professora de Filosofia em SP, Capital e também sofro preconceito devido ao meu sotaque. Apesar dos vinte nove anos que moro em são Paulo não mudei e nem pretendo , tampouco me envergonho da minha forma de falar. Sempre que inicio com uma turma nova, tem sempre um engraçadinho curioso querendo saber de onde sou. Imediatamente já sei o que está por trás da curiosidade. De tanto ouvir tal pergunta, adotei uma resposta para qualquer um que queira saber minha origem e respondo: Sou brasileira como você por isso farei uso da língua portuguesa. As vezes sou mal interpretada, mas o que quero é que os alunos percebam que, independente do sotaque, usamos as mesmas regras da linguagem. Sou nordestina de Pernambuco – município de Calumbi, situado entre Serra Talhada e Flores, as margens do Rio Pajeú.
    Encontrei esse vídeo justamente pesquisando depoimento de vítimas de preconceito para trabalhar essa temática em sala de aula, já que é tema do currículo no ensino médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *